13/10/2017 12:00

VIII Salão de Arte de Itabirito Regional

De 13 de outubro a 05 de novembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe o VIII Salão de Arte de Itabirito Regional, que estará disponível a visitação no horário de funcionamento do Museu.

Em sua oitava edição, o Salão de Arte de Itabirito entra, definitivamente, para o circuito das artes visuais de Minas Gerais, quando encerra suas inscrições com 240 portfólios, revelando um panorama da produção contemporânea na Região dos Inconfidentes e da capital mineira. Foram, então, selecionados os 47 melhores trabalhos para compor o catálogo. Dentre estes, 12 finalistas concorreram à premiação do 1º ao 5º lugar e os outros sete ficaram com o título de Menção Honrosa. Os trabalhos inscritos e selecionados apresentam uma diversidade de técnicas, linguagens e tendências, o que resultou em um Salão bem representativo da produção artística desses municípios mineiros.

Na exposição no MM Gerdau, poderão ser vistos os trabalhos dos 12 finalistas, além dos artistas convidados Neném Michel, representando Itabirito, Fani Bracher, representando Ouro Preto, e Yara Tupynambá, representando Belo Horizonte.

O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP, a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto.

Artistas Premiados

1º lugar – “Harmonia na escolha”, óleo sobre tela de Gilson Rodrigues;
2º lugar – “Alfineteiro Coração Flechado”, técnica mista – bordados e pintura sobre tecido de Rodrigo Morgiz;

3º lugar – “Retratos de Família”, fotografia digital impressões fine art sobre papel de algodão de Daniel Pinho;

4º lugar – “Sobre Locais de Consumo nº8”, óleo sobre tela de Andréa Vasconcelos;
5º lugar – “Paisagens Reveladas III”, fotografia de Cris Xavier.

Artistas Menção Honrosa

Os artistas agraciados com o título de Menção Honrosa foram: Eduardo Faria, Gabriela Silva, Isabel Castro, Maíse Couto, M. D’Zuba, Samuel Oliveira e Xikão Xikão.

Artistas Selecionados para o Catálogo

Os artistas selecionados para o catálogo foram, além dos acima mencionados: Adaiany Duarte, Alexandre Drummond, Alice Péracio, Antônio de Araújo, Bruno Duque e Gustavo Maia, Dyana Santos, Eliane Guimarães, Fred Mendes, Frederico Pessoa, Henrique Detomi, Itamara Ribeiro, Iwens Mulellos, Jade Liz, Junia Melillo, Martim Dinis, Mateus Lustosa, Mirela Persichini, Renata Laguardia, Rosilene Souza, Tatiana Barthem, Virginia Braccini, Yago Blanc.

 

 

 

Información Adicional

Local:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Teléfono

3516-7200

Dirección

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Hora

12h00

Fecha

De 13/10 a 05/11

Precio:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.