A exposição em comemoração aos 90 anos de histórias e encontros com Fernando Sabino continua até 20 de novembro e neste fim de semana tem programação especial. Do dia 19 a 21 de outubro o Circuito recebe palestras, interações multimídias, peças teatrais, curta-metragem, documentários, entrevistas, dentre outras atrações.

No sábado, dia 19 de outubro, o vagão multimídia Fernando Sabino será montado na Alameda da Praça da Liberdade e permanece até 7 de novembro, contendo em seu interior seis tvs com filmes, documentários, entrevistas e curta-metragem relacionados a obra do escritor que serão exibidos de uma em uma hora. Com o objetivo de criar um ponto de encontro para a realização de manifestações artísticas e culturais a diversidade temática da obra de Sabino, a exibição pode ser conferida das 9h às 21h. Essa ação é  uma iniciativa da empresa VLi (antiga Ferrovia Centro Atlântica) em parceria com o Instituto Fernando Sabino, com apoio da Transpés, por meio da lie Estadual de Incentivo à Cultura (Abaixo detalhamento sobre a programação de filmes).

No domingo, dia 20 de outubro, o Memorial Minas Gerais  Vale disponibilizará o espaço “Casa da Ópera” em que será ocupado por um teatro de sombras que encenará “Voando com o menino Fernando Sabino”, com Sandra Lene e o músico Vilmar de Oliveira, inspirado na obra do escritor. A contação de histórias começa às 11h e as 30 primeiras pessoas que chegarem ao local podem conferir a atividade cultural. A peça é uma adaptação de uma aventura infantil escrita pelo mineiro Fernando Sabino que está no livro “O menino no espelho”. O espetáculo conta com a interatividade com a plateia envolvendo-a na história, música e brincadeiras. Sandra Lane é especialista em arte-educação, alfabetização, gestão cultural. Além disso, ela é professora da Rede Pública de Belo Horizonte, Pesquisadora da Cultura Popular, Escritora, Atriz, Vice-presidente da ONG Escultórias e por diversas vezes premiada por suas Atividades Sociais e de Contação de Histórias. O músico Vilmar de Oliveira éviolonista, cantor, compositor, professor de musicalização infantil, pesquisador da cultura popular, com especialização em Literatura, Mídia e Artes. 

Na segunda-feira, dia 21 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil  recebe Zuenir Ventura e Verônica Sabino em palestra aberta ao público “Fernando Sabino, o cronista contador de casos”, no Teatro, das 19h às 21, no CCBB. O mediador do bate-papo é Marcelo Andrade (ator, diretor teatral e produtor cultural). Zuenir Ventura é jornalista, escritor e ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do estado do Rio de Janeiro, além de ser colunista do jornal O Globo. Renomado, o jornalista escreveu vários livros conquistando prêmios importantes como o Prêmio Esso e Vladimir Herzog. Já a convidada Verônica Sabino, além de filha do escritor Fernando Sabino, é cantora e compositora conquistando o primeiro êxito em 1986, com a canção “Demais” considerada um dos maiores sucessos daquele ano e sendo trilha sonora da novela “Selva de Pedra”. E o mediador Marcelo Andrade é ator, diretor teatral e produtor cultural em que uma de suas marcas é a adaptação do romance de Fernando Sabino “O Grande Mentecapto” para o teatro, que ficou em cartaz por dez anos. Já a convidada Verônica Sabino, além de filha do escritor Fernando Sabino, é cantora e compositora cuja carreira é pontuada por gravações e parcerias artísticas de imenso sucesso e prestigio.

 Programação de filmes para exibição dento do Vagão:

 CURTA-METRAGEM:

· Galinha ao Molho Pardo 8’( Dir. Feiciano Coelho);

· Meu Melhor Amigo 06' 39" (Dir. Jorge Monclar);

· Conversinha Mineira – 7’21” (Dir. Jorge Monclar);

· Um encontro inesquecível (Dir. Jorge Monclar);

· Uma ameaça de morte;

· Macacos me mordam.

 DOCUMENTÁRIOS:

· Documentário sobre a vida e obra de Fernando Sabino, produção de Bernardo Sabino;

· Documentário contendo 10 curtas, dirigidos por Fernando Sabino, com notórios escritores brasileiros contemporâneos “Literatura Nacional Contemporânea”:

- Poesia, Música e Amor – Vinícius de Moraes 9’20”;

- O Curso do Poeta – João Cabral de Melo Neto 9’55”;

- O Habitante de Pasárgada – Manuel Bandeira 9’28”;

- Um Contador de Histórias – Érico Veríssimo 9’42”;

- Na Casa de Rio Vermelho – Jorge Amado 9’32”;

- Veredas de Minas – João Guimarães Rosa 10’51”;

- Em Tempo de Nava – Pedro Nava 9’34”;

- O Fazendeiro do Ar – Carlos Drummond de Andrade 9’37”;

- Romancista ao Norte – José Américo de Almeida 9’09”;

- O Escritor na Vida Pública – Afonso Arinos de Melo Franco 8’42”.

 

Memorial Minas Gerais Vale | 20/10 | 11h

“VOANDO COM O MENINO FERNANDO SABINO”

Adaptação de uma aventura infantil, inocente e criativa escrita pelo o  mineiro Fernando Sabino   que está no livro “ O menino no espelho”.  Além da palavra bem contada, Sandra utilizará recursos do teatro de sombras, de objetos visuais e sonoros feitos a partir da reutilização.

Com a contadora de histórias Sandra Lane e o músico Vilmar de Oliveira

SANDRA LANE: Especialista em Arte-Educação, Alfabetização, Gestão Cultural. Professora da Rede Pública de Belo Horizonte, Pesquisadora da Cultura Popular, Escritora, Atriz, Vice-presidente da ONG Escultórias e por diversas vezes premiada por suas Atividades Sociais e de Contação de Histórias.

VILMAR DE OLIVEIRA: Violonista, Cantor e Compositor. Professor de Musicalização Infantil, Pesquisador da Cultura Popular, com especialização em Literatura, Mídia e Artes.

 

SOBRE O PROJETO

| 90 anos de histórias e encontros

Em 2013 comemoramos o aniversário de 90 anos do nascimento de Fernando Sabino. Em celebração, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, pela primeira vez em uma ação conjunta, apresenta uma programação especial para homenagear o escritor mineiro.  Vários espaços, tal como CCBB  - Centro Cultural do Banco do Brasil; Biblioteca Luiz de Bessa; Memorial Minas Gerais – Vale; UFMG; Centro de Arte Popular – Cemig; Museu Mineiro e Museu de Minas e do Metal, que receberão obras do consagrado escritor mineiro conhecido internacionalmente. Além da exposição, atividades educativas, contação de histórias, visita teatralizada e/ou mediadas são atrações (confira programação completa por espaço logo abaixo).estão recebendo mostras simultâneas, todas com entrada gratuita, contando um pouco a história do escritor mineiro, que faria aniversário no dia 12 de outubro.

| O escritor

Fernando Sabino, desde criança, foi um pensador compulsivo, de alma inquieta, sempre buscando conhecer o que havia por trás das coisas: como funcionavam, porque eram assim e não diferentes. Sua imaginação era forte e quando menino, ele não se cansava de recriar o mundo, brincando no quintal da sua casa na Praça da Liberdade. A poça d’água era uma piscina mágica, o cachorro era um detetive, e assim por diante.

Um traço da sua personalidade que aflorou na adolescência foi o empenho em fazer o seu melhor e vencer suas limitações como estudante, escoteiro, nadador, e mais tarde como cronista e romancista, tradutor, cineasta e editor. Estudou a língua portuguesa e a literatura mundial. Era um atento observador do cotidiano, que aparece em suas crônicas transfigurado pela sua imaginação criadora. O poder de extrair poesia e humor das coisas comuns, aliado ao seu domínio da linguagem, permitiu-lhe escrever algumas das mais belas páginas da nossa literatura.

Como editor, publicou no Brasil autores que vieram a alcançar sucesso mundial: García Lorca, Pablo Neruda, García Marques, Jean-Paul Sartre e muitos outros.

Fernando Sabino foi um dos mais premiados escritores brasileiros, tendo recebido, entre vários outros, o cobiçado Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da sua obra. Teve vários livros transpostos para o cinema e o teatro, e seu romance O encontro marcado já teve mais de 60 edições e tem impactado todas as gerações desde que foi escrito, há mais de 50 anos. Conhecer a sua obra é indispensável para os estudantes e os amantes da nossa língua e nossa literatura.

Haga unaComentario:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *

 

Votación

¿Cuál fue la última habitación que visitó en el Circuito Cultural Praça da Liberdade?
Arquivo Público Mineiro
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Centro de Arte Popular – Cemig
Espaço do Conhecimento UFMG
Memorial Minas Gerais Vale
Museu das Minas e do Metal
Museu Mineiro
Palácio da Liberdade